Lago Malawi – Mbunas
Distribuição Geográfica / População:
Tem uma distribuição descontínua ao longo da costa este do lago. Algumas populações conhecidas: Minus Reef; Nkhungu Reef; Chilucha Reef; Gome.
Características da água:
Temperatura: 23ºC a 28ºC
Ph: 7.8 a 8.6
Kh: 4 a 8º
Alimentação:
No lago alimentam-se da biocobertura das rochas. Esta biocobertura é um sistema biológico composto por algas e um largo número de minúsculos invertebrados que nelas vivem (denominados de aufwuchs). Peixes recém-nascidos que sejam encontrados também fazem parte da sua dieta. Para além disso também se alimentam de plâncton da coluna de água. Em aquário devem ser alimentados com comida própria para peixes consentâneos com uma alimentação rica em matéria vegetal.
Dimorfismo Sexual:
A cor dos indivíduos desta espécie varia de população para população, existindo populações em que machos e fêmeas são ambos laranja, outras em que os machos são azuis e as fêmeas laranja e ainda outras em que machos e fêmeas têm tonalidade azul celeste. Existem também muitas populações com indivíduos com a característica OB. Nos casos em que existem diferença cromática entre os sexos, é fácil distinguir os machos das fêmeas. No entanto, nos casos em que ambos os sexos têm a mesma tonalidade (laranja ou azul) torna-se difícil a sua diferenciação. Os machos ficam maiores, mais robustos e com cores mais intensas.
Tamanho Máximo:
O tamanho varia entre os 10 e 12 cm, um pouco menos para as fêmeas.
Comportamento:
O seu comportamento é idêntico à maior parte dos Mbunas, o que quer dizer que se tornam agressivos entre os da mesma espécie e outros com padrões de cor parecidos, tolerando bem os de outras espécies.
Reprodução:
Incubador bocal maternal. O acasalamento realiza-se num local para onde o macho atrai a fêmea num ritual de movimentos giratórios sobre os ovos depositados. No ritual, a fêmea deposita ovo a ovo no solo, o macho fertiliza-o e a fêmea coloca-o na boca dando início à incubação. Ao fim de 10 dias os ovos eclodem mas a fêmea irá protegê-los na sua boca durante mais 15 dias. No final do período de incubação os alevins são libertados, completamente formados e auto-suficientes para procurarem a sua própria alimentação. O número de ovos por cada incubação depende do tamanho da fêmea sendo normalmente entre 15 e 30.
Tamanho mínimo do aquário:
Pode-se manter um casal da espécie num aquário com, pelo menos, 120cm de frente, juntamente com outros Mbunas.
OBS: VENDAS DE PEIXES SOMENTE NA LOJA - NÃO ENVIAMOS PEIXES !!!
- PEIXES ÁGUA DOCE
- ACESSÓRIOS ROEDORES
- ACESSÓRIOS/CÃES
- ACESSÓRIOS/GATOS
- ACESSÓRIOS/PASSÁROS
- ALEVINOS
- AQUÁRIOS / MÓVEIS
- CASCALHOS
- CONDICIONADORES
- DECORAÇÕES
- ENFEITES RÚSTICOS
- EQUIPAMENTOS
- INVERTEBRADOS
- LAGOS
- MATERIAIS FILTRANTES
- MEDICAMENTOS
- PLANTAS NATURAIS
- RAÇÕES AVES
- RAÇÕES CÃES
- RAÇÕES GATOS
- RAÇÕES PEIXES
- RAÇÕES ROEDORES
- RÉPTEIS
- ROEDORES ANIMAIS
- Seachem
- SUPRA ALIMENTOS
- TESTES