Axolote Albino
×
Axolote Albino
Axolote Albino
R$ 300,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Como Cuidar de um Axolote
Esse artigo lhe dirá como cuidar de um axolote. Um axolote é uma salamandra aquática relacionada com as salamandras tigre. Em um aquário, nunca virarão adultas, permanecendo na fase de larva. São fáceis de cuidar e são bichinhos de estimação agradáveis. Vivem entre 10 e 15 anos em aquários, então leve isso em consideração antes de se comprometer a cuidar de um axolote.

1
Forneça um abrigo adequado. O aquário deve ter no mínimo o dobro do comprimento de um axolote adulto, então escolha um de 75 cm de comprimento (115 cm seria perfeito). Aquários menores só são adequados até o axolote ter a metade do tamanho do aquário. O aquário pode ter 38 cm de largura e profundidade, possuindo os 81 l ideais. Uma tampa de rede é ideal para prevenir fugas, ou então faça com que o aquário não esteja completamente cheio (2,5 cm abaixo da borda serve). O aquário deve ser de vidro ou acrílico. Ao menos um esconderijo (túnel, rachadura, caverna etc.) deve ser fornecido, pois o axolote precisa ter um abrigo e prefere lugares escuros.

2
Forneça um filtro. Axolotes precisam de um filtro. Se tiver um tubo, esconda-o atrás de algo ou deixe virado para o vidro, para não destruir as guelras do axolote caso ele chegue perto, ou então mantenha o filtro em uma potência mais baixa.

3
Mantenha a temperatura da água igual. A temperatura da água da casa de um axolote é muito importante. Você deve mantê-la entre 16°C e 18°C. Temperaturas menores levam a um comportamento preguiçoso. Temperaturas acima de 24°C são bastante estressantes para os axolotes.

4
Troque a água semanalmente. Substitua ¼ da água do aquário do axolote toda semana com água nova para manter o aquário limpo. Para retirar o axolote do aquário para limpar, preencha um recipiente grande com água, ou compre um aquário pequeno. Isso é ideal se você quiser criar mais axolotes, para os maiores não comê-los. Lembre-se de ser cuidadoso com seu axolote, para não machucá-lo.

5
Coloque substrato apropriado no aquário. Seixos são ruins, porque quando se alimentam, os axolotes abrem as bocas rapidamente e sugam tudo o que tiver por perto delas. Eles podem acabar engolindo uma dessas pedrinhas e isso pode levá-los à morte. Normalmente eles cospem de volta, mas nem sempre. Se você escolher pedras, elas devem ser maiores que 2,5 cm de diâmetro. Você também pode usar areia ou cascalho arredondado, disponíveis na maioria das lojas de materiais para aquários.

6
Alimente seu axolote uma vez por dia. Se for adulto, alimente-o um dia sim, um dia não. Axolotes podem comer grilos, minhocas, larvas de bicho-da-farinha, fígado de galinha. Se você não se sentir confortável com essas coisas, você pode alimentá-los com comidas disponíveis na loja de animais, como artêmias, certos peixes pequenos, e ração de peixe específica. Os “kikos marinhos” também podem ser usados como alimento, sendo uma espécie de artêmia. Lembre-se de manter a alimentação do axolote variada. Se sobrar comida, limpe imediatamente com uma rede.

7
Mantenha-os bem alimentados, mas não os alimente demais. Se os axolotes estiverem abrigados em pares ou mais, é provável que comam membros do corpo de outro axolote caso não estejam bem alimentados. Eles geralmente comem os menores também, então mantenha seus axolotes junto com os que possuem aproximadamente o mesmo tamanho. Porém, cuidado para não alimentá-los demais: a obesidade pode deixar um axolote estressado e pouco saudável.

Dicas
Um axolote estressado possui as guelras apontadas para frente e, quando bastante estressado, a ponta do rabo enrola. O estresse é causado por: doença, alimentação escassa ou exagerada, má qualidade da água, ferimentos, exposições prolongadas a temperaturas abaixo de 10°C ou acima de 20°C.
Quando remover o axolote para limpar o aquário, use uma rede de malha pequena (por onde os dedos dele não passem) e nunca use as mãos.
Se estiver com medo de tirá-lo do aquário, tente sifonar a água do aquário com um tubo pequeno.
Quando alimentar um axolote, tente variar a alimentação dele, e só ofereça petiscos que possuam alto teor de gordura. Deixe a comida congelada descongelar antes de oferecê-la a um axolote.
Para manter um axolote saudável e ativo, cuide para que ele tenha um ciclo de luz e temperatura de dia/noite natural. Luz muito forte os assusta, e muito escura os deixa sonolentos.
Axolotes não são exigentes com o que comem, mas com o horário em que comem. Tente ajustar os horários das refeições conforme eles gostam/precisam. Às vezes um axolote quer pequenas quantidades de comida uma ou duas vezes ao dia, ou bastante comida uma vez por semana. Lembre-se de remover a comida que sobrar no aquário o mais rápido possível!
Como uma regra geral, o comprimento do aquário deve ser do tamanho do comprimento total de todos os axolotes juntos, mas nunca menor do que 75 cm. Por exemplo, um comprimento de 75 cm é suficiente para até dois axolotes, 115 cm para três, 153 cm para quatro etc.
Enquanto os axolotes podem comer peixes pequenos, peixes maiores podem incomodá-los e até mesmo mordiscar as guelras deles. É melhor não dividirem o aquário com outras criaturas.
Axolotes não gostam de águas muito movimentadas. Use um filtro que não cause um fluxo de água rápido. Eles também são muito sensíveis com relação à qualidade da água, então mantenha a temperatura e a limpeza nos níveis ideais.

Avisos
Sendo um anfíbio, o axolote é bastante sensível à qualidade da água. Um condicionador de água pode ser usado na água da torneira para criar uma que seja limpa o suficiente para ele; uma água apenas destilada não será “pura” o suficiente. Cuide também para que a diferença de temperatura não seja muito grande.
Os axolotes tentarão comer qualquer coisa que acharem que cabe na boca deles. Sendo assim, pedrinhas, peixes pequenos, plantas, rochas, areia, e até outros axolotes (menores) são comida aos olhos deles. Algumas dessas coisas podem até mesmo ser letais, mas apenas se puderem ficar presas na garganta deles (os axolotes não mastigam, e sim engolem tudo inteiro).
Axolotes se reproduzem bastante e de forma rápida, então tome cuidado quando tiver um axolote macho e uma fêmea (o macho é maior, tem uma cabeça mais quadrada e uma cóclea grande). Se uma fêmea ficar grávida (notável pela barriga redonda e quase transparente), tente ficar de olho nela e alimentá-la o suficiente. Os axolotes comerão as próprias crias, então a reprodução deve ser feita em um aquário diferente para evitar isso. Uma fêmea pode botar dentre 100 e 300 ovos.
O axolote é capaz de regenerar membros do corpo (e até mesmo órgãos!), e a perda de um membro ou guelra não é letal, desde que o ferimento não seja muito grande. Se isso acontecer, o axolote formará um tipo de bolor branco/cinza claro na ferida. Isso é natural e ajuda com o processo de cura. Fique de olho no axolote e alimente-o o quanto ele quiser.
Às vezes um axolote está sendo intimidado (morder membros do corpo, chutar, roubar comida etc.) por outros axolotes por causa de seu tamanho. Se isso ocorrer com frequência, considere separá-los até estarem os dois do mesmo tamanho, ou até o axolote menor estar velho o suficiente para poder se defender (eles ficam adultos com 2 ou 3 anos de idade).
Um axolote saudável pode crescer até 30 cm e viver por 20 anos. Portanto, pense bem antes de pegar um axolote.
Quaisquer pontas afiadas no tanque podem causar danos à pele macia e às guelras externas de um axolote.
Uma luz muito forte irá assustar os axolotes, mas, se estiver muito escuro, eles ficarão preguiçosos e não poderão prosperar.